sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Actividades cinematográficas e a Amnistia




A Amnistia Internacional – Núcleo de Castelo Branco, com o apoio da Albigec e da LNK Audiovisuais, promoveu uma sessão de cinema no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco, no passado dia 5 de Dezembro de 2006, com o filme “O Fiel Jardineiro”. A actividade assinalou os 25 anos da criação da Secção Portuguesa da Amnistia em Portugal.

Esta iniciativa visou contribuir para sensibilizar a comunidade para a importância da defesa dos Direitos Humanos, uma problemática que é retratada no filme, e ao mesmo tempo angariar verbas para apoiar as actividades desenvolvidas pela Amnistia. Assim, o Núcleo propôs uma ida ao cinema em troca de dois euros.

A AI nasceu em 28 de Maio de 1961. A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado «Viva a Liberdade!» na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lançou então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

A Amnistia Internacional - Secção Portuguesa foi criada em 18 de Maio de 1981, vinte anos depois da fundação do movimento internacional. O Núcleo de Castelo Branco existe desde 2004 e procura divulgar as actividades da AI, bem como sensibilizar a comunidade para a importância da defesa dos Direitos Humanos, através das acções que promove.

A visão da Amnistia Internacional é a de um mundo em que cada pessoa desfruta de todos os direitos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A sua missão é investigar e promover acções para acabar com os graves abusos à integridade física e mental, à liberdade de consciência e expressão, e a não ser discriminado no contexto da promoção dos Direitos Humanos.

Sobre o filme:

O Fiel Jardineiro
Título original: The Constant Gardener
De: Fernando Meirelles
Com: Ralph Fiennes, Rachel Weisz
Género: Dra, Thr
Classificacao: M/16

Grã-Bretanha, 2005, Cores, 129 min.

“Numa zona remota do norte do Quénia, a brilhante activista Tessa Quayle (Rachel Weisz) é encontrada brutalmente assassinada. O seu companheiro de viagem, um médico local, desapareceu. E como tal, tudo indica tratar-se de um crime passional. Os membros do Alto Comissariado Britânico em Nairobi partem do princípio que Justin Quayle (Ralph Fiennes), o marido de Tessa, um pacato diplomata sem ambições, deixará o assunto ao cuidado deles. Mas não podiam estar mais enganados... Assombrado pelo remorso e revoltado com os rumores sobre a infidelidade da sua mulher, Justin embarca numa perigosa odisseia para limpar o nome de Tessa e também para "terminar o que ela iniciara". Uma viagem que o levará aos meandros da poderosa indústria farmacêutica e às terríveis verdades que a mulher estava à beira de revelar. Baseado no "best-seller" homónimo de John Le Carré, "O Fiel Jardineiro" é um "thriller" sobre o amor e a busca da verdade, realizado por Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").”

in PUBLICO.PT

Trailer:

Sem comentários: