sábado, 13 de outubro de 2007

Levanta-te contra a pobreza no dia 17 de Outubro

Dia Mundial para a Erradiação da Pobreza assinalado em Castelo Branco

Amnistia Internacional – Núcleo de Castelo Branco

No dia 17 de Outubro (quarta-feira) assinala-se o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza. Actualmente, morrem por dia 50 mil pessoas (uma em cada três segundos) devido à pobreza extrema em todo mundo. É para acabar com esta injustiça que a Pobreza Zero organiza a iniciativa “Levanta-te”, com o apoio da Oikos. Em Castelo Branco o Núcleo da Amnistia Internacional associa-se a esta campanha, juntamente com o Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains e a Escola Secundária Nuno Álvares, em Castelo Branco.

Em todas as salas de aula do Agrupamento de Alcains, no dia 17, às 10H20, alunos e professores vão levantar-se e ler o manifesto contra a pobreza, juntando-se assim a este apelo global. Na Secundária Nuno Álvares as actividades decorrem ao longo de todo o dia, com a apresentação de uma comunicação sobre o tema da pobreza, leitura do manifesto e outras actividades. Pelo que convidamos um representante do Vosso órgão de comunicação a fazer a cobertura do evento.

O objectivo é alertar a opinião pública mundial para esta problemática e apelar aos líderes mundiais que cumpram os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, para acabar com a pobreza extrema, com os quais já se comprometeram. Espera-se que este seja um grande momento de mobilização a nível nacional e internacional.

Participar é simples. Basta para isso reunir um pequeno grupo, nas escolas, nas empresas, nas instituições ou em casa, levantar-se e ler o manifesto exigindo aos governos dos países que cumpram com as promessas de acabar com a pobreza no mundo. O manifesto está disponível na Internet, em http://www.pobrezazero.org, onde deve ser feito o pré-registo para participar no evento. O apelo também poder ser feito individualmente.

É este o gesto simples (que dura cinco minutos) proposto a todos, entre as 21H00 de 16 de Outubro e as 21H00 do dia 17. Os promotores da campanha esperam conseguir bater o recorde do Guinness.
Em 2006, 23 milhões de pessoas em todo o mundo levantaram-se contra a pobreza sob a iniciativa “Levanta-te”. A organização do evento em Portugal foi feita pela Pobreza Zero, que conseguiu que 19.949 portugueses, literal e simbolicamente, se levantassem contra a pobreza. Este ano a convocação global à acção contra a pobreza e à desigualdade vai ser feita novamente e espera-se conseguir superar o recorde do Guiness estabelecido no ano passado.

Amnistia Internacional – Núcleo de Castelo Branco

A coordenação
Nelson Mingacho
Ana Catarina Neves